Aprenda Medicina Interna com especialistas Diplomados pelo American College of Veterinary Internal Medicine (ACVIM)

Course Features



  • Lessons 41
  • Quizzes 0
  • Assignments 0
  • Discussions 2
  • Duration 90 Days
  • Students 21
  • Certificates No
  • Badges No

Quer falar sério sobre Medicina Interna? Sério mesmo? Então vem aprender medicina interna com os 3 brasileiros (Helio Autran, Joao Felipe Galvao e Cristiane Otoni) especialistas em medicina interna Diplomados pelo American College of Veterinary Internal Medicine (Small Animal Internal Medicine). Discutiremos como usar a abordagem da casos clínicos complexos através do uso de problemas, como priorizar sua lista de diagnósticos diferenciais e plano abordando gastroenterologia, nefrologia, endocrinologia, diagnóstico por imagem, paciente, tutor e muito mais! Vagas limitadas!

Duvidas:

Entre em contato conosco através do email:  cursos@gointernalmedicine.com

WhatsApp:  (11) 97509-8287

Público alvo:

Veterinários formados que desejam melhorar a sua capacidade de diagnosticar, tratar e usar a medicina baseada em evidências em pacientes com doenças concomitantes complexas na especialidade de medicina interna.

Datas:

Modulo I – 1 e 2 de Setembro 2018 (Joao Felipe Galvao e Cristiane Otoni)
Modulo II – 23, 24 e 25 de Novembro 2018  (Joao Felipe Galvao, Cristiane Otoni, Helio Autran)
Monitoria virtual – Período entre Modulo I e II

Investimento inclui:

  • 40 horas de aulas (divididas em Modulo I e II) completamente interativas usando Turning Point (clickers) numa turma de até 24 pessoas.
  • Todas as refeições (café da manha, coffee-break, almoço, jantar e coquetel) durante os Modulos I e II estão inclusas.
  • Monitoria virtual no período entre Modulo I e II.
  • Material didático.
  • Livro Small Animal Clinical Diagnosis by Laboratory Methods (Presente da Editora Elsevier)

Patrocínio:

Apoio:

Local: 

Holiday Inn Parque Anhembi
R. Prof. Milton Rodrigues, 100 – Parque Anhembi, São Paulo – SP, 02009-040
Garanto que a sua visão sobre medicina interna mudará completamente depois desse curso!

Vídeo explicativo de como fazer inscrição no curso:

Um pouco sobre o João Felipe Galvão

Dr. João Felipe Galvão (juntamente com o Dr. Hélio Autran de Moraes e a Dra. Cristiane Otoni), é um dos três brasileiros diplomados pelo American College of Veterinary Internal Medicine (ACVIM)na especialidade de Small Animal Internal Medicine (SAIM). Atualmente é chefe do serviço de Internal Medicine (Medicina interna) do Hospital Veterinário VCA Arboretum View em Chicago e Professor assistente adjunto (Adjunct Assistant Professor) da The Ohio State University.

Currículo:
  • Graduação em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da UFMG (2004).
  • Residência em Clínica Médica de Pequenos Animais pela FMVZ UNESP-Botucatu (2005-2006).
  • ECFVG – University of Wisconsin (2006-2007).
  • Internato em Small Animal Medicine and Surgery na Purdue University (2007-2008).
  • Residência em Small Animal Internal Medicine na The Ohio State University (2008-2011).
  • Mestrado em Comparative Veterinary Medicine pela The Ohio State University (2008-2011).
  • Veterinary Practice Management Program (VPMP) pela Purdue University, Krannert Business School (2016-2018).
  • Diretor médico do VCA Arboretum View Animal Hospital de 2012-2016.
  • Diretor do programa de internato do VCA Arboretum View Animal Hospital de 2015-2016.
  • Editor da revista científica Veterinary Record Journal da British Veterinary Medical Association.
  • Autor de mais de 30 papers em revistas científicas indexadas e de capítulos de livros internacionais.
Atuação profissional:

Atendimento clínico na área de Small Animal Internal Medicine e palestrante conhecido internacionalmente, ministrando mais de 100 horas de palestras por ano. As áreas de interesse dentro da medicina interna de pequenos animais são diversas: doenças gastroentéricas, endócrinas, hepatobiliares, renais e urológicas, doenças imunomediadas e distúrbios eletrolíticos.

Um pouco sobre o Helio Autran de Morais

Dr. Helio Autran (juntamente com o Dr. Joao Felipe Galvao e a Dra. Cristiane Otoni), é um dos três brasileiros diplomados pelo American College of Veterinary Internal Medicine (ACVIM) na especialidade de Small Animal Internal Medicine (SAIM). Ele é também especialista em Cardiologia pelo American College of Veterinary Internal Medicine (ACVIM) Atualmente é Professor Titular da Oregon State University em Oregon e Diretor do Veterinary Teaching Hospital.

Currículo:

  • Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil (1982).
  • Mestrado Universidade Federal de Santa Maria, Brazil (1987).
  • Specialist in Physiology, Universidade Estadual de Londrina, Brazil (1988).
  • PhD, Ohio State University (1995)
  • Internal Medicine Residency, Ohio State University (1989-1992)
  • Cardiology Residency, Ohio State University (1992-1994)
  • AAHA Veterinary Management Institute – Krannert School of Management, Purdue University (2012-2013)
  • Associate Editor of Small Animal Internal Medicine and Cardiology, Journal of Veterinary Internal Medicine
  • Autor de inumeros papers em revistas científicas indexadas e de capítulos de livros internacionais.
Atuação profissional:

Atendimento clínico na área de Small Animal Internal Medicine e palestrante conhecido internacionalmente, ministrando mais de 100 horas de palestras por ano. As áreas de interesse dentro da medicina interna de pequenos animais são diversas: doenças infecciosas, nefrologia e fluidoterapia, medicina cardiopulmonar, distúrbios eletrolíticos e doenças transmitidas por vetores.

Um pouco sobre a Cristiane C. Otoni

Dra. Cristiane C. Otoni (juntamente com o Dr. Hélio Autran de Moraes e  Dr. João Felipe Galvão), é um dos três brasileiros diplomados pelo American College of Veterinary Internal Medicine (ACVIM)na especialidade de Small Animal Internal Medicine (SAIM). Atualmente é especialista em Internal Medicine (Medicina interna) no Hospital Veterinário VCA Arboretum View em Chicago.

Currículo:
  • Graduação em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da UNESP, Botucatu (2003).
  • Residência em Clínica Médica de Pequenos Animais pela FMVZ UNESP-Botucatu (2004-2005).
  • ECFVG – University of Wisconsin (2006-2007).
  • Internato em Small Animal Medicine and Surgery na Virginia-Maryland Regional College of Veterinary Medicine (2009-2010).
  • Residência em Small Animal Internal Medicine na Iowa State University (2010-2013).
  • Autora de 13 abstracts e papers em revistas científicas indexadas.
  • Membra do Comparative Gastroentology Society, American Society of Veterinary Nephrology and Urology, Veterinary Interventioal Radiology and Interventional Endoscopy Society, American Veterinary Medical Association, e American College of Veterinary Internal Medicine.
Atuação profissional:

Atendimento clínico na área de Small Animal Internal Medicine e palestrante conhecida internacionalmente. As áreas de interesse dentro da medicina interna de pequenos animais são diversas: doenças gastroentéricas, endócrinas, hepatobiliares, renais e urológicas, doenças imunomediadas e distúrbios eletrolíticos.

 

Objetivos do curso:

O objetivo dos cursos (Módulos I e II) é trazer ao Brasil os conceitos mais importantes que utilizamos nos EUA e que seriam aplicáveis à realidade brasileira. O intuito é então, ensinar aos veterinários o que é preciso para ser um clínico bem-sucedido. É ensinar que para isso, o clínico precisa de um bom cliente, de uma boa equipe e de conhecimento avançado de clínica médica. Considerando que ter conhecimento, mas não conseguir aplicá-lo, não é suficiente (Por ex.: se o cliente não aceita fazer exames complementares ou se não adere ao tratamento), resolvi colocar no curso todas as ferramentas necessárias para que o clínico consiga ser vitorioso, tanto na sua busca diagnóstica como no fornecimento de soluções adequadas a cada caso. O intuito do curso não é ensinar administração ou marketing, mas sim ensinar sobre a aplicabilidade de estratégias que são indispensáveis para o sucesso do tratamento clínico dos pacientes. O curso tem um perfil totalmente interativo e prático, com o uso de casos clínicos reais e da utilização de ferramentas como o “Turning Point”, que permite a interação entre aluno e professor, com perguntas e respostas instantâneas. Como sou um internista (especialista em medicina interna), minhas áreas de atuação são gastroenterologia, nefrologia, urologia, endocrinologia, doenças imunomediadas e doenças respiratórias. Portanto, o curso será voltado para essas subespecialidades dentro da medicina interna de pequenos animais. É importante mencionar que nos EUA não existem veterinários especialistas como no Brasil, não existem especialistas em nefrologia ou gastroenterologia ou endocrinologia. Todos os grandes nomes que conhecemos de livros, papers e palestras internacionais em diversas áreas de clínica médica são diplomados pelo colégio americano de medicina interna (ACVIM) e são considerados internistas. Como exemplo, podemos citar profissionais como S.J. Ettinger, C.G.Couto, D.J. Polzin, C. Langston, T.R.Tams, S. DiBartola, R. Sherding, entre muitos outros.

 

Módulo I

1. Aprender estratégias de como educar o tutor, da sua importância durante condução do caso e das consequências relacionadas ao relacionamento tutor-médico veterinário;

2. Aprender estratégias utilizadas nos hospitais de sucesso dos EUA sobre como se diferenciar na competição, de forma que sejam aplicáveis ao Brasil;

3. Aprender conceitos sobre a importância do trabalho em equipe na clínica veterinária e suas consequências na prática clínica;

4. Aprender a visualizar a rotina clínica do dia a dia de forma mais crítica e discutir técnicas para aumentar a eficiência no atendimento clínico, na hospitalização e em procedimentos como um todo;

5. Aprender como e porquê colocar o paciente em primeiro lugar nas recomendações médicas;

6. Aprender conceitos dos exames complementares preventivos na rotina e como aplicá-los de forma a fidelizar o cliente;

7. Aprender a abordagem de casos clínicos através da criação de problemas;

8. Aprender como priorizar os problemas de cada paciente;

9. Aprender como montar diagnósticos diferenciais para cada problema clínico;

10. Aprender estratégias para priorizar os diagnósticos diferenciais;

11.Aprender como lidar com pacientes que possuem várias doenças concomitantes e investigar qual delas é a responsável pelos sinais clínicos mais importantes;

12. Aprender a criar um plano diagnóstico e terapêutico para o paciente;

13. Aprender estratégias de como revisar o plano terapêutico diariamente e como convencer o tutor da importância deste plano;

14.Aprender a avaliar as minúcias de exames de hemograma, bioquímicos, urinalise, radiografia e ultrassonografia;

15. Aprender o impacto das minúcias e detalhes dos exames complementares no diagnóstico certeiro e no sucesso do tratamento clínico.

 

Módulo II

Obs: continuação do curso básico, após ter colocado em prática os conceitos aprendidos
1. Aprender conceitos e importância dos exames de tomografia e de fluoroscopia na rotina clínica;

2. Aprender estratégias para interpretação dos exames de tomografia e fluoroscopia;

3. Aprender estratégias para coleta de citologias e de sua interpretação;

4. Aprender quando recomendar testes endócrinos avançados: teste de estimulação por ACTH, teste de supressão com dose baixa de dexametasona, TSH, T4T, T4L, aldosterona, IGF, painel adrenal, insulina, PTH, entre outros;

5. Aprender a interpretar minúcias de testes endócrinos;

6. Aprender minúcias de outros testes complementares: cobalamina, folato, TLI, cPLI, fPLI, SDMA, anticorpo anti-receptor de acetilcolinesterase, anticorpo anti-superficie de neutrófilo, atividade de ciclosporina, entre outros;

7. Aprender estratégias para ser um clínico crítico e da importância deste senso crítico nas decisões;

8. Aprender sobre a importância da literatura, das suas razões e dos motivos para utilizá-las nas recomendações médicas;

9. Aprender estratégias para interpretar a literatura científica e do seu impacto nas escolhas clínicas;

10. Aprender a avaliar artigos científicos e a ser crítico na avaliação da literatura médica;

11. Praticar exaustivamente a associação de diferentes problemas num mesmo paciente e do seu impacto nas decisões médicas e resposta do paciente;

12. Praticar o manejo de diferentes doenças num mesmo paciente e aprender qual doença esta causando quais sinais clínicos;

13. Adquirir um profundo conhecimento em doenças endócrinas, gastrointestinais, respiratórias, endócrinas, imunomediadas, nefrologia e urologia.

 

Conteúdo programático Modulo I

 

Conteúdo programático Modulo II

  • Modulo I

  • lesson
    Estratégias na educação do tutor sobre doenças
    50 minutes
  • lesson
    Características chave na criação de uma rotina de sucesso no atendimento médico: discussão e simulação
    50 minutes
  • lesson
    Trabalho em equipe no atendimento médico avançado: discussão e simulação
    50 minutes
  • lesson
    Estratégias da eficiência no atendimento médico avançado: discussão e simulação
    50 minutes
  • lesson
    Recomendações médicas: Porque o paciente vem em primeiro lugar
    50 minutes
  • lesson
    Exames preventivos: aspectos médicos (medicina baseada em evidências), cuidados com o paciente e fidelização do seu cliente
    50 minutes
  • lesson
    Estratégias na abordagem de casos por problemas
    50 minutes
  • lesson
    Como a classificação dos problemas afeta a minha conduta: discussão de casos
    50 minutes
  • lesson
    Estratégias na criação da lista de diagnósticos diferenciais: discussão de casos
    50 minutes
  • lesson
    Como desenvolver um plano de ação lógico e efetivo: discussão de casos
    50 minutes
  • lesson
    Nuâncias do hemograma e sua importância no diagnóstico: discussão de casos
    50 minutes
  • lesson
    Fatos esquecidos na interpretação da urinálise: discussão de casos
    50 minutes
  • lesson
    Por que não percebi que o diagnóstico estava no bioquímico sérico: discussão de casos
    50 minutes
  • lesson
    Nuâncias do bioquímico sérico e sua importância no diagnóstico: discussão de casos
    50 minutes
  • lesson
    Estratégias no uso da radiografia abdominal e torácica: discussão de casos
    50 minutes
  • lesson
    Como usar a ultrassonografia e interpretar os laudos de forma clínica: discussão de casos
    50 minutes
  • lesson
    Prática: solucionar casos clínicos com ênfase no modelo problem-oriented approach (POMR) (abordagem orientada por problemas)
    50 minutes
  • lesson
    Prática: solucionar casos clínicos com ênfase na priorização de diagnósticos diferenciais
    50 minutes
  • lesson
    Prática: solucionar casos clínicos com ênfase na priorização do plano
    50 minutes
  • lesson
    Prática: solucionar casos clínicos – desafio final
    50 minutes
  • discussion
    Discussão Modulo I
    -
  • lesson
    Videos TED
    30 minutes
  • Modulo II

  • discussion
    Discussão Modulo II
    -
  • lesson
    Relembrando a abordagem de casos por problemas
    50 minutes
  • lesson
    Tomografias, fluoroscopia e …scopias: Como isto me auxilia e o como os resultados me ajudam? Discussão de casos
    50 minutes
  • lesson
    Estratégias na coleta da amostras de citologia e exames citológicos: E agora o que é que eu faço com estes resultados? Discussão de casos
    50 minutes
  • lesson
    Estratégias na interpretação de testes endócrinos: discussão de casos
    50 minutes
  • lesson
    Nuâncias dos testes endócrinos: da interpretação ao manejo do paciente – discussão de casos
    50 minutes
  • lesson
    Como estabelecer um senso crítico? O que é publicado é sinal de evidência?: discussão
    50 minutes
  • lesson
    Artigos científicos: como ler e como interprertar? discussão
    50 minutes
  • lesson
    Prática- Discussões clínicas: casos gastrointestinais
    50 minutes
  • lesson
    Prática- Discussões clínicas: casos de nefrologia e urologia
    50 minutes
  • lesson
    Prática- Discussões clínicas: casos Hepatologia
    50 minutes
  • lesson
    Prática- Discussões clínicas: casos respiratórios
    50 minutes
  • lesson
    Prática- Discussões clínicas: casos endócrinos
    50 minutes
  • lesson
    Prática- Discussões clínicas: casos imunomediados
    50 minutes
  • lesson
    Prática- Discussões clínicas: casos oncológicos
    50 minutes
  • lesson
    Prática- Discussões clínicas: casos complexos 1
    50 minutes
  • lesson
    Prática- Discussões clínicas: casos complexos 2
    50 minutes
  • lesson
    Prática- Discussões clínicas: casos complexos 3
    50 minutes
  • lesson
    Discussão: O que eu aprendi no curso e como vou mudar a minha rotina amanhã
    50 minutes
  • lesson
    Discussão: O que eu aprendi no curso e como vou mudar a minha rotina no futuro
    50 minutes
  • lesson
    Discussão: considerações finais
    50 minutes
(PRIMARY)

Joao Felipe de Brito Galvao

0
0 ratings
5 stars
0
4 stars
0
3 stars
0
2 stars
0
1 stars
0